COMUNICADO DA CÚRIA | Administrator dioecesanus electus

 


CÚRIA DIOCESANA DE ITAGUAÍ 
Administrator dioecesanus electus

ATA DE ELEIÇÃO
 DO ADMINISTRADOR DIOCESANO DE ITAGUAÍ DURANTE O PERÍODO DE VACÂNCIA 

Aos seis dias do mês de Novembro do ano Jubilar de nossa comunidade de dois mil e vinte e quatro, às Dez e Quarenta (10:50), na Catedral Histórica de São Francisco Xavier, na cidade de Itaguaí,  dentro do estado do Rio de Janeiro, (Igreja pertencente a administração Sui Iuris) reuniram-se os Reverendíssimos Senhores Padres da Diocese de Itaguaí, sob a presidência do Vigário Geral, Monsenhor Pablo Renan, para seguir à eleição do Administrador Diocesano, conforme previsto pelo Código de Direito Canônico e pelo direito eclesiástico acerca da Sé Vacante em vigor nesta Diocese, em observação da vacância da Sé Diocese, desde ontem na aceitação da renuncia do nosso atual Bispo Diocesano Dom Paulo Henrique. Cardeal Pacelli, agora, Bispo Emérito.

Iniciada a sessão, fazendo-se a oração, foi-se indicados os cabíveis para a função na administração Diocesana. Após as devidas considerações e observâncias canônicas, foi eleito, pela maioria dos votos (0×0×3), o Reverendíssimo Monsenhor Pablo Renan dos Santos Morais como Administrador Diocesano desta Igreja Particular.

Conforme o estabelecido pelo direito eclesiástico, Monsenhor Pablo Renan dos Santos Morais aceitou a eleição, se comprometendo a governar a nossa Diocese em espírito de missionariedade, unidade e fidelidade à Santa Sé, até que seja nomeado um novo Bispo Diocesano.

O novo administrador tratou de dar suas Palavras de agradecimento e cumprimentou os presentes e nada mais havendo a discutir ou previsto em Ritos, deu-se por encerrada a sessão, sendo prescrevida a ata da Eleição por mim, Pe. João Pedro Dos Passos,  o Chanceler Diocesano e será lavrada e  encaminhada, juntamente com os documentos devidos, à Nunciatura Apostólica para os trâmites junto ao Dicastério para os Bispos.

Catedral histórica de São Francisco Xavier em Itaguaí, 06 de Novembro de 2024.



Padre João Pedro Dos Passos 
Chanceler Diocesano 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem